Releases: Conrerp RS/SC


Discurso de Marta Busnello ao sair da presidência do Conrerp RS/SC

A profissional de Relações Públicas despediu-se do cargo ontem

Porto Alegre - Senhoras e senhores, muito boa tarde!

É uma satisfação recebê-los para esta solenidade de posse dos novos conselheiros do conrerp.

Deixo nesta data a presidência do Conselho com a percepção de dever cumprido e a satisfação de saber que o Conrerp terá em seu Plenário ótimos colegas gerindo a casa dos profissionais de Relações Públicas.

Desde 2005 estou na presidência do Conselho. Nestes quatro anos a frente do Conrerp foram muitos os desafios. Crise e oportunidade foram companheiras constantes.

Tivemos dificuldades de pessoal, administrativas e financeiras. Foram oportunidades impar que nos permitiram reavaliar, reposicionar e implantar métodos que se mostraram satisfatórios. A agenda positiva colocada em ação mostrou-se eficiente e eficaz.

Foi uma bela experiência. As diferenças e divergências são parte do processo democrático. A causa das Relações Públicas é o objetivo principal e é por ela que o Conselho existe e seus conselheiros trabalham.

E trabalho voluntário, não me canso de repetir, não recebemos diárias nem jetons. Fizemos esforços pessoais, inclusive para que o Conrerp estivesse representado nos principais focos de debate da sociedade gaúcha e também marcamos presença em nível nacional.

Defendemos os princípios legais da profissão – é no fiel cumprimento de seu encargo público o Conrerp exercerá suas funções precípuas

E no trabalho diário para cumprir com estes princípios, agradeço o quadro funcional da entidade. Nossos colaboradores têm feito um trabalho excepcional com recursos muito reduzidos. A contribuição anual dos profissionais é inteiramente aplicada na execução da atividade fim do Conrerp, a fiscalização.

Meu agradecimento especial aos Conselheiros. Estabelecemos como meta a ser atingida, resolver as pendências administrativas . Dizíamos em nossas reuniões que se resolvêssemos isso poderíamos nos considerar satisfeitos. Nos superamos!

Melhoramos também a situação financeira do Conselho. Conseguimos reduzir despesas e aumentar a participação do Conrerp.

Hoje deixamos um saldo positivo e recursos aplicados para que se possa fazer a ampliação da fiscalização, modernização de equipamentos ou, no mínimo, os novos gestores terão condições de arcar com as despesas fixas por sete meses sem contar com a receita das anuidades que começam a ser pagas este mês.

Chagamos ao patamar que hoje nos encontramos porque nossas ações se pautaram pela Defesa do mercado de Relações Públicas

Somente com o mercado consumidor das ações de Relações Públicas atendido em suas demandas é que a profissão se consolida e o profissional é valorizado.

Somos defensores de uma sólida formação acadêmica – somente com a graduação obtida na academia será possível a empregabilidade dos futuros profissionais.

Relações Públicas é função da Alta Administração. Ela define estratégias empresariais junto com os diferentes setores da empresa para as quais o técnico qualificado funciona como assessor nos relacionamentos e na comunicação.

Em nossa gestão tivemos o privilégio de visualizar que o mercado conta hoje com mais de mil profissionais em atividade, devidamente habilitados ao exercício da profissão. Gostaria, como profissional, de ver essa participação crescer ainda mais.

Na seara governamental, gostaria que o governo valorizasse a área de relações públicas, lembro que enviamos oficio cobrando do atual governo do estado participação no conselho de comunicação.

Não analiso política e administrativamente o governo mas em termos de comunicação é reconhecida a fragilidade dos contatos Tenho a convicção de que se contassem com os técnicos de relações públicas a situação seria bem melhor.

Em nível municipal desenvolvemos ações de orientação junto aos municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Aqui no Rio Grande do Sul destaco o empenho da federação dos Municípios na busca pela profissionalização do setor de comunicação. Mas ainda há muito o que fazer.

Nas ONGS parabenizo a sempre bem intencionada militância. Que continue sendo valorizada, mas defendo que o trabalho técnico tenha espaço.

Nas empresas/ que a pratica das relações públicas com seu público interno seja denominada pelo que é : relações publicas com o publico interno. Igualmente eu gostaria que nas empresas a comunicação com a comunidade no entorno e na sociedade em geral, seja marcada por planejamento e ações igualmente técnicas e não atendendo a modismos, ações pontuais ou quaisquer nomenclaturas.

Finalmente desejo que a boa prática das relações públicas contribua para integrar países e populações, consolidando a percepção de que somos cidadãos de um planeta traumatizado pelas agressões ambientais. Temos muito a contribuir.

Obrigada a todos pela oportunidade em falar um pouco do que fizemos e os conceitos que nortearam nosso trabalho e desejo aos colegas que hoje assumem o Plenário do Conrerp sucesso nesta empreitada. Contem com o meu apoio!


Por: Maria Inês Möllmann
Data: 06/01/2010
Versão para impressão



Outros Releases: Conrerp RS/SC
25/11/2013 - Conselho Regional de Relações Públicas lança prêmio
08/03/2013 - Conselho Regional de Relações Públicas é signatário do Pacto Global
22/02/2013 - Conselho Regional de Relações Públicas abre concurso público
04/01/2013 - Conrerp 4ª empossa diretoria
07/11/2012 - Conselho Regional de Relações Públicas elege diretoria
12/09/2012 - Inscrições abertas para o POP 2012
24/08/2012 - Conrerp recebe inscrições de chapas para eleição
30/11/2010 - Dia Nacional das Relações Públicas é comemorado em 2 de dezembro
27/04/2010 - Santa Maria terá dois delegados do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas
06/01/2010 - Discurso de Maria Amélia Maneque Cruz ao assumir a presidência do Conrerp RS/SC



Buscar Releases:
Por palavra:
 
Por data:
 

Por cliente:




Área do Cliente:

E-mail:

Senha:
 

Newsletter:
Digite seu e-mail abaixo
e receba releases da Influence:


A Influence é registrada no Conselho Regional de Relações Públicas RS/SC sob nº 043

Influence - Rua Dr. Armando Barbedo, 480 - cj. 504 - Fone/Fax: (51) 3268-5252 - Porto Alegre/RS - CEP: 91920-520 - faleconosco@influence.com.br

Desenvolvido por Grandes Idéias